Dia do Profissional de RH: a responsabilidade motivacional do líder

Ampara DHO
Ampara DHO
Dia do Profissional de RH: a responsabilidade motivacional do líder

A área de gestão de pessoas tem importância enorme em qualquer empresa. Não à toa, hoje é comemorado pela segunda vez no ano o Dia do Profissional de RH – que também é celebrado em 20 de maio e, claro, não passou em branco por aqui. Entretanto, quem é líder em Recursos Humanos precisa entender que as atividades demandadas abrangem uma série de aspectos, alguns mais motivacionais e outros mais estratégicos.

Em um mundo em constante evolução – principalmente no mercado corporativo -, esse profissional desempenha um papel fundamental na gestão. Hoje, mais do que nunca, os desafios enfrentados pelas lideranças de RH vão além da mera administração “humana”. Eles agora assumem a responsabilidade pelo bem-estar físico e mental dos funcionários, atuando como mentores de desenvolvimento profissional e defensores da diversidade, inclusão e equidade dentro das organizações.

Para Luiz Eduardo Drouet, Presidente da ABRH-SP, a desconstrução é um processo fundamental para esse profissional. É preciso estar sempre atento às novas tendências corporativas, questionar o status quo e buscar soluções inovadoras para os desafios diários.

“Precisamos ver a desconstrução como uma oportunidade de crescimento e inovação. Cada desafio que o gestor de RH enfrenta é uma chance de repensar as melhores práticas e garantir que se ofereça o melhor para os colaboradores e, consequentemente, para a organização como um todo”, pontua Drouet, que acrescenta: “Esse profissional é a ponte entre o presente e o futuro do trabalho”.

 

Responsabilidades humanas 

De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, é necessário que a área de RH seja humana e consiga trabalhar a motivação, a integração e a felicidade do colaborador. “Para isso, ela pode ter estratégias mais leves, como planejar os dias diferentes que vão ajudar a integrar os colaboradores. Ou seja, festas, happy hours, Dia das mães, Dia dos pais, etc”, diz. 

A executiva também afirma que cabe ao RH planejar confraternizações mais sérias, treinamentos e movimentos que estão sendo necessários no ambiente como um todo. “Algo legal que o RH pode fazer é buscar parceiros na região que promovam bem-estar, como clínicas de massagem, restaurantes que ofereçam descontos ou farmácias que entreguem”, exemplifica. 

Outro ponto importante, segundo Carla, são os cuidados com o endomarketing. “O RH precisa trabalhar a melhora da comunicação para o ambiente ficar mais positivo. Pode também organizar campanhas aliadas com a visão social da empresa, aproveitando movimentos como o Outubro Rosa para estimular a doação de lenços, por exemplo. Isso ajuda a fomentar elementos da cultura”, orienta.

 

Com relação à parte estratégica, a executiva cita tarefas como recrutamento e seleção assertivos e checagem de benefícios obrigatórios ou que sejam bons para os colaboradores. “Quem lidera a área de gestão de pessoas precisa estimular constantes pesquisas relacionadas a benefícios. Ou seja, a área tem que ir constantemente atrás de fornecedores melhores e não se acomodar”, sugere. 

Além disso, segundo ela, juntamente com as lideranças de outros setores, o RH pode definir estratégias para aumentar a produtividade dos colaboradores. “É uma área que precisa observar e sugerir o que pode ser feito, tanto na parte motivacional quanto financeira, para que o funcionário esteja mais motivado e traga mais resultados”, afirma. 

Outros pontos estratégicos mencionados por Carla são: a identificação e conexão entre líderes e liderados; a garantia de conformidade legal na parte trabalhista; e a criação e avaliação de pesquisas de clima organizacional. “Além disso, um RH estratégico também ajuda a gerenciar orçamentos para a empresa contratar, demitir, manter pessoas ou dar uma promoção. É importante que toda empresa tenha uma pessoa olhando de forma focada para o investimento que tem sido feito em pessoas para que possa, no final das contas, ter mais lucro”, finaliza.

Fonte: https://rhpravoce.com.br/redacao/dia-do-profissional-de-rh/

Nós podemos lhe ajudar

Ampara DHO
Ampara DHO
Ana Luiza Pombal - Fundadora - A Ampara é uma empresa de Pessoas para Pessoas.

Ana Luiza Pombal - Fundadora

A Ampara é uma empresa de Pessoas para Pessoas.

Acreditamos que, ao adotar uma abordagem mais centrada nas pessoas, buscamos não apenas encontrar as habilidades certas, mas também proporcionar uma experiência positiva para as pessoas.

Somos para empresas, mas falamos de Pessoas. Trazemos em nossa bagagem a expertise e a vivência em projetos desde Pequenas Empresas até Multinacionais. Essa vivência multiprofissional e cultural unida à paixão por Pessoas é que nos norteia para um trabalho humanizado e transformador, dentro da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

  • Formação em Administração
  • Pós-graduação em Educação Corporativa T&D pela Sustentare, Escola de Negócios.
  • Pós-graduação em Constelação Sistêmica Organizacional
  • Pós-graduanda em Comportamento Humano
  • Certificação internacional na Extended DISC
  • Formação em entrevista de seleção por competências, pela Fundação Fritz Muller

Nossos clientes

Conheça as empresas que confiam na Ampara DHO e impulsionaram o sucesso de seus Recursos Humanos.

Como podemos lhe ajudar?

Conheça as vantagens de um processo seletivo humanizado

Recrutamento Humanizado

Recrutamento Humanizado

Na Ampara DHO, acreditamos nas Pessoas e na importância dos Valores para construir equipes fortes. É por isso que adotamos o "Recrutamento Humanizado" como a espinha dorsal do nosso pacote de serviços.

Saiba mais
Mentoria Comportamental

Mentoria Comportamental

Uma das formas mais genuínas para o autoconhecimento é ter informações sobre si mesmo, aquelas que não temos profunda consciência. Conhecer mais sobre você mesmo ou sobre outras pessoas, é fundamental para embasar decisões, objetivar carreiras, e entender como explorar o seu real potencial.

Saiba mais
Treinamentos de Soft Skills

Treinamentos de Soft Skills

Treine seus líderes e colaboradores em  Comportamento e Soft Skills,  desenvolva suas habilidades comportamentais, emocionais e sociais, promovendo o autoconhecimento e o fortalecimento das relações interpessoais. Estas habilidades são essenciais para todos que desejam se destacar no mercado corporativo e no mundo dos negócios.

Saiba mais
Mão de obra Temporária

Mão de obra Temporária

Contratação de colaboradores para atender demandas específicas, por um período de tempo pré-determinado, podendo atuar em até no máximo 9 meses, apenas cargos administrativos, para desempenhar funções motivadas por uma necessidade transitória da empresa.

Toda a contratação e administração dos recursos são conduzidas pela Ampara DHO, seguindo as exigências legais, em todo o território nacional.

Saiba mais
Terceirização do RH / DHO

Terceirização do RH / DHO

Na Ampara, entendemos que o sucesso de uma organização está diretamente ligado à satisfação e ao bem-estar de seus colaboradores. Para pequenas empresas que ainda não contam com um departamento de Recursos Humanos dedicado à gestão de pessoas, oferecemos nosso serviço de Terceirização do RH / DHO.

Saiba mais

Como foi a experiência

Conheça a experiência da jornada oferecida pela Amapara DHO.

Nosso contato

Se você ficou com alguma dúvida sobre os nossos processos, entre em contato e agende uma reunião online

  • Whatsapp

    (47) 99164-1456