![Quatro formas de praticar a empatia no ambiente de trabalho](https://www.amparadho.com.br/_blog/6661f8128bb77.jpg)
Há quase 10 anos, quando fizemos os primeiros eventos da The School of Life (TSOL) no Brasil, trouxemos para cá um dos co-fundadores da TSOL mundial, o australiano radicado em Oxford Roman Krznaric, hoje considerado um dos líderes mundiais da empatia. Ele vinha para impulsionar a abertura da TSOL e também para lançar o livro, best seller até hoje, Como Encontrar o Trabalho da Sua Vida.
Como autores e pensadores sempre estão um passo à frente do momento presente, mesmo focado em um projeto, Roman é daquelas pessoas que sempre está com outras ideias borbulhando na mente. Então, entre um compromisso e outro de sua agenda no Brasil, ele provocava toda a equipe a refletir e o tema escolhido por ele foi “empatia”, pois na época estava escrevendo a obra que viria a se tornar talvez o seu livro mais conhecido — O Poder da Empatia — e ele parecia fascinado pela arte dessa habilidade.
Cada vez que estávamos juntos, com conhecidos ou estranhos, ele fazia perguntas e iniciava conversas interessantíssimas. Mas mais do que isso: ele prestava atenção nas respostas, ouvia as pessoas atentamente. Era como se ele deixasse o “próprio eu” de lado para se dispor a realmente descobrir como o outro tinha se tornado quem é, reconhecer quantas características menos adoráveis do outro ele também possuía, andar um pouco com “os sapatos de outra pessoa”.
Por que a empatia importa
Na data da partida de Roman Krznaric do Brasil, perguntei qual era o objetivo dele ao estimular o tema “empatia” na mente e no dia a dia das pessoas. A resposta dele ficou comigo até hoje: “Que cada pessoa converse com um estranho uma vez por dia e que não seja só sobre o clima ou o jogo de futebol do fim de semana. Dessa maneira podemos mudar o mundo”. Na visão dele, quando mostramos curiosidade e nos colocamos imaginativamente nas experiências do outro, nos afastamos do nosso egoísmo natural e isso faz de nós seres humanos melhores.
É um exercício que parece simples, mas não é. Posso dizer que é algo difícil de ser cumprido diariamente, mas cada vez que me pego iniciando uma conversa, demonstrando curiosidade, ouvindo o outro, fazendo uma conexão, lembro daquele bate-papo com Roman a caminho do aeroporto. Quando consigo ampliar a minha conexão com quem converso, tenho a sensação de que tanto eu quanto o outro interlocutor saímos melhor daquele momento de troca, por mais rápido que ele seja.
O poder da empatia no mundo corporativo
Voltei a refletir mais sobre a empatia recentemente, quando muitas empresas começaram a nos procurar para fazer encontros de integração de times: alguns estavam se encontrando pela primeira vez, enquanto outros, em razão do trabalho remoto, tinham simplesmente perdido a conexão entre si. Essa preocupação das empresas faz sentido, afinal, se você olhar à sua volta ou mesmo para você, perceberá que relacionamentos altamente empáticos levam a um ambiente de trabalho mais produtivo, no qual as pessoas compartilham mais informações, aprendizado e desafios. Elas realmente se ajudam.
Como praticar a empatia no trabalho
A empatia é uma habilidade, que, assim como todas as outras, pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. No dia a dia do trabalho, você pode iniciar a prática por meio de quatro atitudes:
Pense no todo – Dentro da organização, cada pessoa tem suas demandas e seus desafios individuais, então, antes de delegar alguma ação ou solicitar ajuda, tente perguntar como a outra pessoa gostaria de receber a demanda. Isso pode fazer uma grande diferença para melhorar a sensação de espírito de equipe.
Escolha melhor as palavras ao se comunicar – Na defesa de um argumento, por exemplo, as palavras “eu” e “você” podem criar uma sensação de oposição. Ao passo que uma linguagem mais neutra pode levar todos a uma sensação de inclusão. Então, minha sugestão é que, sempre que possível, use-se a expressão “seria possível que…”, em vez de “eu acho que…”, por exemplo.
Tenha consideração pelos outros – Na correria do dia a dia, tendemos a entrar no piloto automático e, simplesmente, responder e-mails com mensagens muito genéricas, não agradecer quem merece ou não perguntar – verdadeiramente – como o outro tem se sentido. Reservar um tempo para as pessoas é muito importante para criar conexões verdadeiras.
Acolha quem chega à equipe – Aqui, refiro-me aos novos talentos que têm chegado às empresas sem conhecer ninguém e, muitas vezes, iniciam o trabalho à distância. Quem já não passou por esse momento e ficou aliviado quando um completo estranho veio conversar, oferecer ajuda ou apenas ouvir o quão ansioso você estava no primeiro dia no trabalho novo? Que perguntas podemos fazer para tentar entender o outro melhor em momentos como esse?
Precisamos e podemos desenvolver a curiosidade sobre desconhecidos em um evento social, um colega que acabou de chegar à empresa ou um outro que trabalha em outra área da companhia, ouvindo empiricamente, sem julgamentos. É, sem dúvida, uma poderosa iniciativa para estabelecer novas conexões, curar relacionamentos desfeitos e derrubar preconceitos. É algo que estimula a nossa reflexão de uma maneira bastante ampla.
Essa ideia de conversar com uma pessoa diferente por dia, pode ser aplicada também no trabalho. Você pode se surpreender encontrando algo em comum com as pessoas, como se fosse uma humanidade compartilhada, deixando de lado as suposições e ouvindo os sentimentos e as necessidades dos outros.
Pratique. Até o “barulho” na sala se torna diferente quando esse tipo de conversa acontece.
Fonte: https://vocerh.abril.com.br/coluna/diana-gabanyi/quatro-formas-de-praticar-a-empatia-no-ambiente-de-trabalho/#google_vignette
Ana Luiza Pombal - Fundadora
A Ampara é uma empresa de Pessoas para Pessoas.
Acreditamos que, ao adotar uma abordagem mais centrada nas pessoas, buscamos não apenas encontrar as habilidades certas, mas também proporcionar uma experiência positiva para as pessoas.
Somos para empresas, mas falamos de Pessoas. Trazemos em nossa bagagem a expertise e a vivência em projetos desde Pequenas Empresas até Multinacionais. Essa vivência multiprofissional e cultural unida à paixão por Pessoas é que nos norteia para um trabalho humanizado e transformador, dentro da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
- Formação em Administração
- Pós-graduação em Educação Corporativa T&D pela Sustentare, Escola de Negócios.
- Pós-graduação em Constelação Sistêmica Organizacional
- Pós-graduanda em Comportamento Humano
- Certificação internacional na Extended DISC
- Formação em entrevista de seleção por competências, pela Fundação Fritz Muller
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Contratação de colaboradores para atender demandas específicas, por um período de tempo pré-determinado, podendo atuar em até no máximo 9 meses, apenas cargos administrativos, para desempenhar funções motivadas por uma necessidade transitória da empresa.
Toda a contratação e administração dos recursos são conduzidas pela Ampara DHO, seguindo as exigências legais, em todo o território nacional.
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Terceirização do RH / DHO
Na Ampara, entendemos que o sucesso de uma organização está diretamente ligado à satisfação e ao bem-estar de seus colaboradores. Para pequenas empresas que ainda não contam com um departamento de Recursos Humanos dedicado à gestão de pessoas, oferecemos nosso serviço de Terceirização do RH / DHO.
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Uma parceria que deu certo!
A Ana Luiza, uma profissional altamente qualificada e competente, trabalha com muita seriedade, responsabilidade e entusiasmo.
Indicamos para todos que desejam um excelente assessoramento na area de recrutamento.
Mary Bailer - Sócia Diretora da BDS Assessoria Contábil
O Trabalho desenvolvido pela Ampara Desenvolvimento Humano junto a BDS é sensacional. Foi uma parceria que deu muito certo e tem contribuído muito para os objetivos e propósito da BDS.
A Ana Luiza é uma excelente profissional que, além de desenvolver os trabalhos com muita competência e responsabilidade, tem um carisma e uma energia muito boa que contagia a todos durante o processo.
Rafael Baron - Gestor Adm. e Tecnologia na BDS Assessoria Contábil
"Participar da seleção com a Ana foi muito bom. Ela é atenciosa, disponível. Tirou minhas dúvidas em todas as etapas, me deixou super a vontade para ser eu mesma. Quando conversamos, já falei sobre as minhas demandas e ela já deixou a empresa ciente, fazendo uma ponte para facilitar esse contato.
Eu indico de olhos fechados!❤️"
Recebi um retorno positivo!
Sou muito grata a você. Sua sensibilidade é incrível. Você é uma pessoa de muita luz. Sinto que tenho muito a aprender com você e com a Mary.
Reforço o que já te disse no nosso primeiro contato, você tem o dom de deixar-nos confortáveis e conduzir uma entrevista de forma leve.
Obrigada pelo nosso encontro!
Espero em breve poder te dar um abraço! ✨
Ana, preciso muito te agradecer! Muito obrigada por tudo! Especialmente por toda tua atenção comigo e por transmitir essa energia boa! Que me incentivou desde o nosso primeiro contato! Estou muito felizz! Já estou ansiosa e animada para essa mudança
Atuo como suporte N1. Fui entrevistado pela recrutadora Ana, foi uma entrevista muito tranquila muito voltado para uma conversa amigável, onde me senti muito confortável. A Ana foi muito atenciosa comigo e as perguntas que ela fez referente a área profissional foram muito boas, pois abriram os meus olhos para algumas coisas e me senti livre de me abrir com ela referente a experiências passadas que tive onde ela me orientou e me encaminhou para uma empresa que o meu perfil se encaixou perfeitamente. Sou muito grato por toda ajuda e suporte prestado por ela. ☺️
Conheci a Ana através do LinkedIn, ela me abordou para uma vaga em Gaspar.Foram várias conversas explicando a ela quais eram meus objetivos até que chegamos num consenso. Nossa troca foi muito legal, ela é muito atenciosa e querida, tem uma visão de você como profissional que parece ser um raio X. Sinto como se já nos conhecêssemos a anos, da forma como conversamos!
Que mais profissionais sejam igual você!
Aproveito para lhe dizer que gostei muito de te conhecer e que foi a melhor conversa de recrutamento que já tive.
Muito obrigado, Ana
Você é 10
Desde o primeiro contato com a Ana, ela demonstrou ser extremamente atenciosa e simpática. Essa postura se manteve em todas as etapas do processo seletivo. Durante nossa entrevista, Ana conseguiu tornar a conversa fluida, objetiva e ao mesmo tempo descontraída. Logo após a entrevista com a empresa que estava oferecendo a vaga, Ana me informou rapidamente sobre as boas notícias, esclarecendo claramente a proposta da empresa. Em seguida, chegamos a um acordo e concluímos o processo seletivo da melhor forma possível, com a contratação.
Quero agradecer por essa oportunidade de participar desse processo seletivo com você, foi bem bacana nossa conversa, nem parecia uma entrevista.
Me senti bem tranquila, estava ansiosa, mãos suando, mas foi bem produtivo. Você é uma pessoa alegre, carismática, gostei de ter lhe conhecido.
"Profissional, Ana Luiza (Ampara Desenvolvimento Humano) é profissional para todas as necessidades, soluções de gestão em recrutamento; Sua altivez com os recrutandos sempre é de forma salutar e o principal, respeitando todos os aspectos sociais dos recrutando.
A experiência com a Ana foi muito assertiva, trouxe bons resultados para minha categoria profissional.
Sua expertise é essencial buscar e garantir o profissional correto para os processos seletivos."
Obrigada pela primeira etapa da seleção, me senti super a vontade, posso, sem duvida nenhuma dizer que foi mais uma conversa do que entrevista, fiquei surpresa pelo seu método de receber, interagir e designar o processo. Parabéns!!!
Obrigada
"Sua forma descontraída e leve conseguiu me deixar extremamente confortável em todas nossas reuniões/conversas, além de você ter me ajudado a enxergar ainda melhor minhas qualidades e me apoiado em momentos de confusão minha. Durante todo o processo seletivo eu me senti confortável e seguro justamente por você ter me guiado o tempo todo. Muito obrigado e parabéns pelo lindo trabalho que faz!"
Gostaria de destacar a excelente experiência que tive durante o processo. Desde o primeiro contato, a abordagem foi sempre simpática, atenciosa, com profissionalismo e empatia. Tudo isso garantiu um ambiente acolhedor, eficiente e uma conversa espontânea e agradável. Sua prontidão em fornecer informações detalhadas, facilitar os contatos e acompanhar de perto todas as etapas também agregou um valor significativo à experiência.
"O trabalho da Ana é muito importante para a Francis.
Após conhecer os serviços prestados, podemos entender o quanto torna as decisões mais assertivas e a otimização do tempo é maior.
A Ana faz todo o processo e nos retorna com a informação filtrada e focada no perfil que buscamos. Já colhemos bons frutos juntas"
Aliás, já segui a Ampara no Instagram! E adorei nossa conversa, nem pareceu uma entrevista! Foi uma das melhores e mais leves que eu tive até hoje, adorei te conhecer e desejo muito sucesso nas suas contratações! Dando certo ou não, agradeço pelo seu tempo e leveza
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