![Como o RH pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores](https://www.amparadho.com.br/_blog/66aac40b0a0ef.jpg)
O filme “Divertida Mente 2” se tornou o mais visto do Brasil, marcando a volta do grande público aos cinemas. Apesar da classificação infantil, a animação da Pixar também é sucesso de bilheteria (e memes) no público adulto, explorando de forma profunda o comportamento humano através da personificação das emoções.
Ter um filme tão didático para ensinar inteligência emocional para crianças é um privilégio dessa nova geração. Atualmente, essa é uma habilidade crítica no ambiente de trabalho, responsável por 75% dos fracassos em carreiras de liderança, de acordo com um estudo da Center for Creative Leadership.
O que é inteligência emocional
Ao contrário do que muitos pensam, ter inteligência emocional não é conseguir ser sempre frio e racional. Ela é, na verdade, a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, assim como perceber as emoções de outras pessoas, e usar essas informações para guiar pensamentos e atitudes.
Inteligência emocional no ambiente de trabalho
As emoções influenciam diretamente a maneira como as pessoas interagem entre si e resolvem problemas, sendo uma competência crucial para empresas que valorizam o bem-estar, a diversidade, a segurança psicológica e a saúde mental dos colaboradores, além de promover um ambiente mais inovador e produtivo.
A Exame Corporate Education, em parceria com a Hays do Rio de Janeiro, convidou o especialista Éder Monteiro para debater com diretores de RH de grandes empresas como o departamento pode auxiliar a carreira de talentos que precisam gerenciar melhor as emoções no trabalho.
Antes do debate, Éder destacou alguns impactos da gestão das emoções nas relações corporativas. “A ausência ou a presença de inteligência emocional marca as pessoas”, disse Éder Monteiro, head de RH da Zydus Brasil.
7 Impactos da falta de inteligência emocional nas relações corporativas
- Excesso de competitividade
- Bullying corporativo
- Microgerenciamento
- Falta de transparência
- Imparcialidade
- Alto nível de estresse
- Alta rotatividade
7 Impactos da Inteligência Emocional nas relações corporativas
- Melhora a comunicação
- Facilita a resolução de conflitos
- Aumenta a produtividade
- Promove bem-estar
- Aumenta a colaboração
- Fomenta a inovação
- Melhora a retenção de talentos
“Historicamente as habilidades técnicas foram mais valorizadas do que as comportamentais e essa realidade favoreceu a construção de ambientes tóxicos e uma dificuldade em reconhecer, demonstrar e gerenciar sentimentos", disse Vanessa Zehetmeyer - diretora de recrutamento executivo da Hays.
Saiba como o RH pode contribuir para desenvolver inteligência emocional nos colaboradores?
1.Autoconhecimento e diálogos transparentes
“O RH pode ser muito útil com ações simples, promovendo autoconhecimento e tendo muito diálogo com as pessoas que forem identificadas ou até denunciadas com falta de inteligência emocional. Acredito que oferecer recursos e diálogo é realmente cuidar de pessoas e ajudá-las a se transformarem e serem melhores, disse Adriana Prado, Diretora de RH da InvestSmart XP, durante o debate.
2.Treinamento e desenvolvimento em habilidades comportamentais
Outra maneira pela qual o RH pode contribuir é oferecendo letramento, conscientização e treinamentos específicos em habilidades emocionais. A Exame Corporate Education tem uma variedade de especialistas e cursos destinados a melhorar a inteligência emocional dos colaboradores.
Os treinamentos podem ser oferecidos como experiências práticas, workshops e ainda trilhas de aprendizagem com experiência de cinema, com temas como:
- Comunicação não violenta
- Inteligência Emocional
- Inteligência Positiva
- Felicidade Organizacional
- Mindfulness
- Vida Integrada
- Gestão do eu
“É importante ressaltar que o emocional também é impactado pela competência técnica, a insegurança gera emoções e comportamentos ruins. Por isso, aqui na Exame oferecemos cursos de habilidades técnicas e comportamentais na nossa plataforma de aprendizagem contínua”, disse Martha Didier - líder de sucesso do cliente na Exame Corporate Education.
3.Empatia e inclusão
“Algumas emoções não são enxergadas da mesma maneira quando manifestadas em homens e mulheres, entre líderes e liderados, por exemplo. É importante ficarmos atentos a esses vieses e sempre promover o olhar da empatia”, disse André Borges - Diretor Regional da Hays, durante o debate.
Nesse contexto, a inteligência emocional é reforçada pelo incentivo a práticas de inclusão, empatia e uma gestão humanizada, que visam criar ambientes onde a personalidade de cada um possa ser respeitada, independente das diferenças e hierarquias presentes nas relações.
4.Planejamento de crise
Situações de grandes mudanças e alta pressão fazem parte do mundo corporativo e costumam gerar muitos conflitos quando não são bem administradas.
Os planejamentos de crises são oportunidades valiosas para desenvolver a inteligência emocional dos colaboradores através de treinamentos, simulações e reflexão pós-crises. Letramento e repertório ajudam a saber o que fazer em situações difíceis, além de contribuir para um ambiente mais estável e controlado.
5.Inteligência Emocional no recrutamento e seleção
Por fim, Éder Monteiro destacou a importância do RH aprender a avaliar a inteligência emocional das pessoas desde o recrutamento e seleção, apresentando algumas técnicas para medir o quociente de inteligência emocional (QE).
Diferente dos testes de QI, que costumam avaliar raciocínio lógico, verbal, numérico e memória em processos seletivos, os questionários de “QE” buscam identificar uma combinação de habilidades interpessoais que ajudam a ter sucesso no trabalho e na vida.
Ainda não há uma maneira padrão de medir esse quociente de inteligência emocional (QE), mas existem diversas perguntas situacionais e exercícios de simulação que podem testar as habilidades emocionais dos candidatos, como lidar com um cliente insatisfeito ou mediar um conflito entre colegas, por exemplo.
Éder Monteiro, head de RH da Zydus Brasil.
“O emocional é um limitador de potencial de diversos talentos e executivos, por isso é fundamental ajudar os colaboradores a reconhecer e gerenciar sentimentos. Emoção não se controla, ela é inevitável, o comportamento a partir da emoção é o que podemos aprender controlar”, finalizou Éder Monteiro.
Fonte: https://exame.com/carreira/como-o-rh-pode-contribuir-para-o-desenvolvimento-da-inteligencia-emocional-dos-colaboradores/
Ana Luiza Pombal - Fundadora
A Ampara é uma empresa de Pessoas para Pessoas.
Acreditamos que, ao adotar uma abordagem mais centrada nas pessoas, buscamos não apenas encontrar as habilidades certas, mas também proporcionar uma experiência positiva para as pessoas.
Somos para empresas, mas falamos de Pessoas. Trazemos em nossa bagagem a expertise e a vivência em projetos desde Pequenas Empresas até Multinacionais. Essa vivência multiprofissional e cultural unida à paixão por Pessoas é que nos norteia para um trabalho humanizado e transformador, dentro da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional.
- Formação em Administração
- Pós-graduação em Educação Corporativa T&D pela Sustentare, Escola de Negócios.
- Pós-graduação em Constelação Sistêmica Organizacional
- Pós-graduanda em Comportamento Humano
- Certificação internacional na Extended DISC
- Formação em entrevista de seleção por competências, pela Fundação Fritz Muller
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Conheça as empresas que confiam na Ampara DHO e impulsionaram o sucesso de seus Recursos Humanos.
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![Recrutamento Humanizado](https://www.amparadho.com.br/_servicos/666b6a701c234.jpg)
Recrutamento Humanizado
Na Ampara DHO, acreditamos nas Pessoas e na importância dos Valores para construir equipes fortes. É por isso que adotamos o "Recrutamento Humanizado" como a espinha dorsal do nosso pacote de serviços.
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Mentoria Comportamental
Uma das formas mais genuínas para o autoconhecimento é ter informações sobre si mesmo, aquelas que não temos profunda consciência. Conhecer mais sobre você mesmo ou sobre outras pessoas, é fundamental para embasar decisões, objetivar carreiras, e entender como explorar o seu real potencial.
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Treinamentos de Soft Skills
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Saiba mais![Mão de obra Temporária](https://www.amparadho.com.br/_servicos/666b6b3241948.jpg)
Mão de obra Temporária
Contratação de colaboradores para atender demandas específicas, por um período de tempo pré-determinado, podendo atuar em até no máximo 9 meses, apenas cargos administrativos, para desempenhar funções motivadas por uma necessidade transitória da empresa.
Toda a contratação e administração dos recursos são conduzidas pela Ampara DHO, seguindo as exigências legais, em todo o território nacional.
Saiba mais![Terceirização do RH / DHO](https://www.amparadho.com.br/_servicos/66d86bb977a7f.jpg)
Terceirização do RH / DHO
Na Ampara, entendemos que o sucesso de uma organização está diretamente ligado à satisfação e ao bem-estar de seus colaboradores. Para pequenas empresas que ainda não contam com um departamento de Recursos Humanos dedicado à gestão de pessoas, oferecemos nosso serviço de Terceirização do RH / DHO.
Saiba maisComo foi a experiência
Conheça a experiência da jornada oferecida pela Amapara DHO.
"Sua forma descontraída e leve conseguiu me deixar extremamente confortável em todas nossas reuniões/conversas, além de você ter me ajudado a enxergar ainda melhor minhas qualidades e me apoiado em momentos de confusão minha. Durante todo o processo seletivo eu me senti confortável e seguro justamente por você ter me guiado o tempo todo. Muito obrigado e parabéns pelo lindo trabalho que faz!"
"Participar da seleção com a Ana foi muito bom. Ela é atenciosa, disponível. Tirou minhas dúvidas em todas as etapas, me deixou super a vontade para ser eu mesma. Quando conversamos, já falei sobre as minhas demandas e ela já deixou a empresa ciente, fazendo uma ponte para facilitar esse contato.
Eu indico de olhos fechados!❤️"
Conheci a Ana através do LinkedIn, ela me abordou para uma vaga em Gaspar.Foram várias conversas explicando a ela quais eram meus objetivos até que chegamos num consenso. Nossa troca foi muito legal, ela é muito atenciosa e querida, tem uma visão de você como profissional que parece ser um raio X. Sinto como se já nos conhecêssemos a anos, da forma como conversamos!
Que mais profissionais sejam igual você!
Atuo como suporte N1. Fui entrevistado pela recrutadora Ana, foi uma entrevista muito tranquila muito voltado para uma conversa amigável, onde me senti muito confortável. A Ana foi muito atenciosa comigo e as perguntas que ela fez referente a área profissional foram muito boas, pois abriram os meus olhos para algumas coisas e me senti livre de me abrir com ela referente a experiências passadas que tive onde ela me orientou e me encaminhou para uma empresa que o meu perfil se encaixou perfeitamente. Sou muito grato por toda ajuda e suporte prestado por ela. ☺️
Aliás, já segui a Ampara no Instagram! E adorei nossa conversa, nem pareceu uma entrevista! Foi uma das melhores e mais leves que eu tive até hoje, adorei te conhecer e desejo muito sucesso nas suas contratações! Dando certo ou não, agradeço pelo seu tempo e leveza
O Trabalho desenvolvido pela Ampara Desenvolvimento Humano junto a BDS é sensacional. Foi uma parceria que deu muito certo e tem contribuído muito para os objetivos e propósito da BDS.
A Ana Luiza é uma excelente profissional que, além de desenvolver os trabalhos com muita competência e responsabilidade, tem um carisma e uma energia muito boa que contagia a todos durante o processo.
Rafael Baron - Gestor Adm. e Tecnologia na BDS Assessoria Contábil
Ana, preciso muito te agradecer! Muito obrigada por tudo! Especialmente por toda tua atenção comigo e por transmitir essa energia boa! Que me incentivou desde o nosso primeiro contato! Estou muito felizz! Já estou ansiosa e animada para essa mudança
Gostaria de destacar a excelente experiência que tive durante o processo. Desde o primeiro contato, a abordagem foi sempre simpática, atenciosa, com profissionalismo e empatia. Tudo isso garantiu um ambiente acolhedor, eficiente e uma conversa espontânea e agradável. Sua prontidão em fornecer informações detalhadas, facilitar os contatos e acompanhar de perto todas as etapas também agregou um valor significativo à experiência.
Quero agradecer por essa oportunidade de participar desse processo seletivo com você, foi bem bacana nossa conversa, nem parecia uma entrevista.
Me senti bem tranquila, estava ansiosa, mãos suando, mas foi bem produtivo. Você é uma pessoa alegre, carismática, gostei de ter lhe conhecido.
Aproveito para lhe dizer que gostei muito de te conhecer e que foi a melhor conversa de recrutamento que já tive.
Muito obrigado, Ana
Você é 10
"O trabalho da Ana é muito importante para a Francis.
Após conhecer os serviços prestados, podemos entender o quanto torna as decisões mais assertivas e a otimização do tempo é maior.
A Ana faz todo o processo e nos retorna com a informação filtrada e focada no perfil que buscamos. Já colhemos bons frutos juntas"
Desde o primeiro contato com a Ana, ela demonstrou ser extremamente atenciosa e simpática. Essa postura se manteve em todas as etapas do processo seletivo. Durante nossa entrevista, Ana conseguiu tornar a conversa fluida, objetiva e ao mesmo tempo descontraída. Logo após a entrevista com a empresa que estava oferecendo a vaga, Ana me informou rapidamente sobre as boas notícias, esclarecendo claramente a proposta da empresa. Em seguida, chegamos a um acordo e concluímos o processo seletivo da melhor forma possível, com a contratação.
"Profissional, Ana Luiza (Ampara Desenvolvimento Humano) é profissional para todas as necessidades, soluções de gestão em recrutamento; Sua altivez com os recrutandos sempre é de forma salutar e o principal, respeitando todos os aspectos sociais dos recrutando.
A experiência com a Ana foi muito assertiva, trouxe bons resultados para minha categoria profissional.
Sua expertise é essencial buscar e garantir o profissional correto para os processos seletivos."
Recebi um retorno positivo!
Sou muito grata a você. Sua sensibilidade é incrível. Você é uma pessoa de muita luz. Sinto que tenho muito a aprender com você e com a Mary.
Reforço o que já te disse no nosso primeiro contato, você tem o dom de deixar-nos confortáveis e conduzir uma entrevista de forma leve.
Obrigada pelo nosso encontro!
Espero em breve poder te dar um abraço! ✨
Uma parceria que deu certo!
A Ana Luiza, uma profissional altamente qualificada e competente, trabalha com muita seriedade, responsabilidade e entusiasmo.
Indicamos para todos que desejam um excelente assessoramento na area de recrutamento.
Mary Bailer - Sócia Diretora da BDS Assessoria Contábil
Obrigada pela primeira etapa da seleção, me senti super a vontade, posso, sem duvida nenhuma dizer que foi mais uma conversa do que entrevista, fiquei surpresa pelo seu método de receber, interagir e designar o processo. Parabéns!!!
Obrigada
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